Última Publicação:

OS LOBOS AO LONGO DA TERRA!

OS LOBOS AO LONGO DA TERRA!




Surgidos há aproximadamente 300 mil anos, são dos mais extraordinários e resilientes sobreviventes da era Cenozóica, um dos períodos geológicos da evolução ou das transformações que o planeta Terra teve ao longo da sua existência. Esta era, ficou caracterizada pela grande evolução dos mamíferos. Porém, foi muito mais do que isso; este é um período de crescimento de vida e de multiplicação biológica que nos leva até aquilo que conhecemos hoje em termos de biodiversidade. Tudo leva a crer que os lobos surgem integrados num destes períodos, conhecido como Neógeno; numa época designada por Pleistoceno com diferentes idades de evolução geológicas, geográficas e climáticas a influenciarem a Terra. Todos os estudos antropológicos tendem a revelar que esta espécie faz parte dessa diversidade de processos de evolução de mamíferos surgidos nesta época: na idade do Pleistoceno Superior.



Se nos fundamentarmos nas muitas teorias preconizadas, e não havendo ainda certeza de nada, poderíamos ficar com a ideia que a sua origem poderá estar ligada a algumas evidências registadas na América do Sul, como de fosseis encontrados nas regiões mais frias da América do Norte. Contudo, são muitas as incertezas; o que se sabe com maior fundamentação é que se trata de uma espécie que povoou uma parte significativa do planeta. As espécies hoje existentes abrangem desde a América Central até ao extremo da América do Norte, como uma boa parte da Europa e Ásia, e Norte de África. Classificadas, sabemos que oficialmente temos três grandes espécies com um claro sequenciamento do seu ADN: o Lobo-cinzento, o Lobo-vermelho e o Lobo-Etíope. Todavia, o mais importante e que menos claro está… são todas as suas subespécies existentes e espécies relacionadas, para além daquelas que já se encontram extintas… e é isto que nos leva aos artigos que se irão seguir em próximas publicações, para entendermos melhor a sua dispersão, diversidade e variedades biológicas e a complexa taxonomia deste animal que vem influenciando ao longo dos tempos a sua própria etologia e caracterizações anatómicas definindo as particularidades dos diferentes fenótipos da espécie.


Vamos procurar transcrever as principais referências de cada uma das subespécies destes Lobos, seguindo a sua colocação geográfica, na sua variação continental… tendo sempre em conta a insuficiência de dados que oficialmente são considerados e classificados para estas subespécies, tal como a sua relação semelhante com outras que provavelmente só se definirão umas das outras pelos diferentes sinónimos atribuídos aos seus nomes científicos geridos na convenção do Código Internacional de Nomenclaturas Zoológicas (ICZN – Internacional Code of Zoological Nomenclature).


Sem comentários:

Enviar um comentário

AGRADECIMENTOS

Este Blog tem como finalidade a divulgação de uma mensagem que nos lembre a todos nós o quanto é possível fazer para defender seres que precisam da nossa protecção. Quer aceitemos quer não, somos os principais culpados por os animais sofrerem com o nosso comportamento.



Quero agradecer a todos aqueles que por razões diversas vejam fotos da sua autoria e ideias ou estudos dos quais as minhas investigações foram alvo e não se encontrem citados. Caso seja primordial essa referência para eventuais pessoas ou organizações que se sintam mais lesados desde já solicito essa indicação que de pronto farei as respectivas correcções que venham a ser solicitadas. Estes usos foram feitos sempre em nome de um alerta e de ajuda à divulgação de uma causa, por isso nunca com qualquer pretensão de apropriação, mas sim também para dar à mensagem mais consistência e valor nos temas visados.



Pesquisar neste blogue

O Último Reduto - "Nasci Para Ser Selvagem" Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens de temas por Nikada. Com tecnologia do Blogger.
Published By Gooyaabi Templates