Última Publicação:

OKAPI - UM ESTRANHO AFRICANO

OKAPI
(Okapia johnstoni / 1901

OKAPI, THE AFRICAN UNKNOWN


Okapi é um animal fascinante. Faz parte do meu imaginário de miúdo. Tinha possivelmente, 11 anos quando o descobri na minha primeira enciclopédia sob o reino animal. Um livro que o meu falecido pai me fez em fascículos, chamado "Filhotes". Alguns anos mais tarde, soube que tinha sido oferecido a Portugal, ao Jardim Zoológico de Lisboa, um casal desta espécie. Fiquei ansioso pela oportunidade de os ver. Infelizmente, penso que acabaram por morrer antes que eu tivesse a alegria de puder contactar com eles; devido a consequências da viagem. Nesses tempos, eram processos profundamente traumáticos, que causavam diversas patologias associadas a alterações e sujeições do meio de onde provinham. As condições, apesar de eu querer crer, que eram bem intencionadas, falhavam por desconhecimento total dos cuidados e preparativos que estas mudanças tinham que ter. Felizmente, hoje, essa experiência que tanto desejei, já foi concretizada. O Zoo de Lisboa, faz parte do Programa Europeu de Reprodução do Okapi (EEP), apoiando o financiamento do projecto de conservação in situ. Eles fazem parte da minha visita "obrigatória". Minha, dos meus filhos, e do meu neto. Uma relação de respeito, de que me orgulho ter transmitido com sucesso.

Em termos científicos, o Okapi está classificado como pertencente ao Reino: Animalia, Filo: Chordata, Classe: Mammalia, Ordem: Artiodactyla/Cetartiodactyla, Familia: Giraffidae, Género: Okapia, Espécie: O. Johnstoni.

A sua maior beleza animal, é para mim sem dúvida nenhuma... a sua estranha forma de ser, a sua anatomia única. Costumo dizer, que tal como o Tilacino (Lobo-da-Tasmânia), o Okapi é o símbolo máximo da diferença do reino animal. Tal como o Tilacino foi e será para sempre... este ser é um dos maiores mistérios da vida dos mamíferos do planeta.

Okapi é um nome que deriva de duas palavras oka e kpi de Lese Karo, dialeto de Lese. Língua usada na zona Nilo-Saharaniana. Tal como o próprio nome genérico Okapia advêm do Lese: o'api. Todas estas designações estão directamente ligadas a referências com um povo pigmeu e caçador do Ituri, na República Democrática do Congo. Principal habitat conhecido do Okapi, de onde este animal é endémico.

Do ponto de vista morfológico, o Okapi faz parte de uma família que tem apenas outra espécie: a Girafa. As semelhanças entre ambas existem. Há diversos factores idênticos na sua morfologia. Como a forma da sua corpulência, o seu pescoço similar apesar de evidentemente mais curto. Ambas possuem línguas compridas, com cerca de 30 cm, azuis escuras e extremamente flexíveis, usada como prensa. Os machos têm pequenos chifres cobertos de pêlo. Os membros são altos, principalmente os traseiros. Traços partilhados com o seu semelhante; a girafa.
Difere da nossa tão conhecida Girafa, morfologicamente falando, em duas evidências claras: A cor castanha escura com tons avermelhados, e as célebres riscas transversais na parte posterior dos membros... riscas estas que fazem lembrar as mesmas riscas verticais e semi horizontais das Zebras. Em termos anatómicos, o Okapi é um animal considerado entre os herbívoros; de grande porte. Pois esta espécie pode atingir os 2 metros de altura, com 1,5 metros até ao garrote, pesando cerca de 200 a 250, mesmo 300 quilos. Porém, há uma outra característica comum em todos os exemplares desde o momento em que nascem, e que não me lembro de ver citado em outros estudos... e que é a evidente - chamemo-lhe -, máscara branca, que envolve a cabeça deste animal; se repararmos as orelhas e a parte terminal do focinho, incluindo a boca, estão de fora dessa mancha branca.

Como é um dado adquirido, pouco continuamos a saber sobre o seu comportamento em liberdade, o que condiciona de forma ciêntifica e em rigor, o comportamento genuíno da espécie. Por isso, aquilo que se sabe sobre a sua alimentação no seu meio natural, reside em algumas pistas de escrementos e uma ou outra rara sequência de imagens, baseando assim os estudos no acompanhamento em cativeiro dos últimos 50 anos. Sabe-se contudo, que se alimenta facilmente de folhas e rebentos. Os estudos também hoje permitem identificar pelas experências em cativeiro que a fruta, relva, sementes ou fungos podem fazer parte da sua alimentação. Porém são as folhas aquilo que se suspeita ser a sua refeição predilecta. Até porque, se nos basearmos, na morfologia típica da sua língua, torna-se certamente conclusivo, que é o instrumento da sua subsistência... o método observado revela na forma como é utilizada o quanto é importante o comprimento para alcançar e prensar as folhas que arranca, tal como o efeito dos incisivos inferiores no acto ruminante. Sendo possivel o que a mesma metodologia seja utilizada para outras alternativas de alimentos no seu habitat. Estudos e análises revelaram também que muitas das espécies que fazem parte da sua dieta são nocivas para o ser humano, através das suas composições químicas venenosas. Há estudos que citam fontes que indicam que pode comer mais de 100 tipos de plantas.
 O Okapi, é um animal solitário, esquivo, territorial e na maioria da vezes de hábitos diurnos. A distribuição desta espécie, é ainda imprecisa. Sabe-se que, devido ao seu comportamento esguio, que se poderia quase dizer de tímido, prefere as florestas húmidas equatoriais, mais densas, inacessíveis e chuvosas. Um habitat que se estende desde o Nordeste e Centro-Leste da Republica Democrática do Congo até possivelmente a Oeste do Uganda. É nestas regiões geográficas que a sua morfologia e pelagem melhor se adapta, permitindo que a mistura de padrões do vermelho, castanho, negro e branco e as respectivas riscas criem uma camuflagem perfeita no interior das florestas. Os rastos seguidos indicam que pode percorrer distancias até 4 km por dia e o seu habitat define-se entre os 500 e os 1000 metros de altitude, podendo mesmo fazer incursões a zonas com níveis mais elevados.

Sobre a reprodução, há várias curiosidades. Como já referi, o Okapi é territorial, por isso só permite que as fêmeas penetrem no seu domínio. Mantendo-se juntos apenas para se reproduzirem. Acredita-se que seja pelo o olfacto extremamente apurado que procurem os indivíduos do sexo oposto. Não há registos da existência de espécimes partilhando o mesmo território, os únicos casos verificados são sempre da progenitora acompanhada pela sua cria. As fêmeas atingem a sua maturidade sexual por volta dos 15 meses a 1 ano e meio, os machos  só mais tarde e entre os 2 e 3 anos. O tempo de gestação estima-se num período que ocorre de 425 e os 491 dias. Os partos ocorrem, pelo menos em princípio no habitat natural, durante os meses de Agosto a Outubro. Apenas uma cria nasce de tempos a tempos (não há indicadores seguros no estado selvagem, nem mesmo nos programas in-situ). O recém-nascido mede cerca de 80 cm e pesa mais ou menos 16 kg. Ao fim de meia hora já se põem de pé. Nestes meses durante as moções e o início do Outono, é a altura ideal para a fêmea levar a cria ainda mais para o interior da floresta onde permanece até às duas semanas, para além de que este é o melhor período de alimentação, pois é quando a vegetação é nova e os rebentos estão mais tenros, importante na recuperação da perda de peso da progenitora. A cria é amamentada, - e aqui os dados também ainda são contraditórios porque dependem de estudos em cativeiro ou de centros de conservação - durante 6 meses e os 9 meses. A mãe e a cria comunicam habitualmente por chamamentos vocais que se parecem com balidos e vocalizações semelhantes a tosses.


Uma cria fêmea nascida no Zoo de Denver (EUA) em 2009

O Okapi é um animal tão sui-generis, que quando foi descoberto a primeira classificação sugerida, e pelo desconhecimento de qualquer espécie semelhante, foi "Equus Johnstoni", por se suspeitar que poderia ser uma nova espécie de equídeo selvagem.

A esperança de vida do Okapi estima-se entre os 20 e os 30 anos.
Tem muito poucos predadores, e isso deve-se em parte, à zona geográfica onde habita. Por isso, apenas o Leopardo se tornou o seu predador natural. Há estudos que mencionam também o Serval como possível caçador... não nego em absoluto, mas como não tenho elementos determinantes fico-me pela dúvida; é um felino que apesar de habitar as mesmas regiões, a sua alimentação tem muito pouco de herbívoros de grande porte, e pesa entre 9/10 a 18 kg e mede cerca de 80 cm, apesar de ágil não tem nem de perto a força muscular que se reconhece num Leopardo.
O outro predador não é um predador natural. O Homem nunca deveria ser nem pode ser um predador natural da vida selvagem. Contudo, tem sido um dos maiores caçadores desta espécie e um dos maiores causadores directamente, da destruição e limitação do seu habitat.

Isto leva-nos a conservação deste animal, e por consequência; à reprodução. Como também à preservação do seu habitat.

O Okapi está classificado como uma espécie próximo da ameaça (NT - Near Threatened) no IUCN.

Sobre a também chamada... "Girafa da Floresta"... Mais uma vez, os dados não são precisos... mas estima-se que existam em liberdade entre 10.000 e 20 a 22.000 exemplares. Há quem refira que pode ir aproximadamente dos 35.000 aos 50.000 indíviduos. Confesso que não acredito nem consigo ver onde se pode sustentar tal afirmações, quando o seu território é continuamente destruído, desbravadas as florestas, e a proliferação agrícola não obedece a nenhum critério proteccionista da espécie, o que leva a que a sua área geográfica se estreite cada vez mais. Mesmo tendo em conta que aqui e ali vão surgindo novos indicadores da sua recente presença; como no Parque Nacional do Virunga (terra do Gorila da Montanha). A verdade é que a pequena população que existia no Uganda, está dada com grande probabilidade de certeza como existinta.

O Primeiro Okapi a ser observado no PN do Virunga
 A história deste magnífico animal é no mínimo espantosa. Foi descoberto em 1901 através de uma carcaça, e o primeiro exemplar vivo só foi presente ao público europeu em 1918, no Zoo de Antuérpia, na Bélgica. Ao E.U.A. chegou em 1937 via Antuérpia para o Zoo de Bronx. Sabemos que o primeiro exemplar a nascer em cativeiro só ocorreu perto de trinta e cinco anos depois, em 1953; igualmente no Zoo de Antuérpia. Nos EUA, esse acontecimento veio a dar-se seis anos mais tarde, em 1959. Hoje, ao abrigo de dois grandes projectos da conservação da vida selvagem; o Okapi Species Survival Plan for the Association of Zoos and Aquariums e o European Endangered Species Programme (EEP), o Okapi encontra-se mais protegido e a sua conservação ganha outra dimensão. E digo isto, mesmo numa aparente contradição pelos valores que defendo sobre a vida selvagem livre. Mas tendo em conta, a contínua destruição do seu reduzido território e distribuição da espécie, e mesmo com a problemática da conflitualidade de guerra cívil sempre presente na RDC e Uganda, só os projectos de conservação in-situ, podem impedir uma futura e previsível extinção do Okapi. Mesmo considerando que cerca de 4 dezenas de instituições zoológicas estão (ou já estiveram) envolvidas na conservação e reprodução deste animal, nos últimos anos o exito de nascimentos tem sido bastante mais baixo que num passado recente. O que não deixa de ser surpreendente, quando os meios podem ser muito mais adequados e apesar de tudo o conhecimento hoje desta espécie é outro. A verdade é que nos últimos 3, 4 anos os registos são em média, mais ou menos, de 6 novos nascimentos nos parques zoológicos envolvidos neste programa.
Graças e este programa de preservação da espécie e do envolvimento de Zoos e Parques Zoológicos nos quatro continentes (EUA, Europa, Ásia oriental e Sul de África) os nascimentos e diversidade genética, permitem hoje acalentar alguma esperança, que mais tarde ou mais cedo, o repovoamento de algumas regiões limitrofes do Congo, como o Uganda, possam vir acontecer. O maior trabalho deve-se ao Zoo de Antuérpia, onde já se deram perto de 50 nascimentos. Outros como o San Diego Zoo (mais de 40), Safari Park, o Bristol Zoo, Dallas Zoo, Denver Zoo, Lincoln Park Zoo, Brookfield Zoo, Zoo Basel, Diergaarde Blijdorp ou o Internacional Rhino Foundation, já colaboraram com as duas e as quatro dezenas de novos exemplares. Só no EUA são perto das duas dezenas de parques com a existência de alguns espécimes. Na Europa são mais de uma dezena. O Zoo de Lisboa já também participou com uma cria e esperemos que brevemente as notícias nos dêem ainda outro exemplar.
 O governo da República Democrática do Congo tem feito o que pode - desde 1933, que considerou o Okapi como espécie protegida -, ajudando John Lukas a fundar em 1987 o "Okapi Conservation Project (OCP)" e que ajudou a criar igualmente a "Okapi Wildlife Reserve". Porém, a guerra que abriu aos caçadores e aos traficantes, custou recentemente uma tragédia: A reserva foi atacada por estes rebeldes, e uma verdadeira barbárie, só possível pela natureza animalesca do homem podia acontecer desta forma; para além de matarem 7 pessoas, entre eles 2 guardas do parque, mantiveram 28 reféns (incluindo 9 crianças), as mulheres foram violadas, e alguns queimados vivos; como se não bastasse... mataram 13 dos 14 Okapis existentes na reserva, deixando o único sobrevivente num estado selvaticamente brutalizado...
Mai uma vez, obriga-me a deixar as mesmas palavras de sempre: Que tipo de ser é o Homem? Qual é a nossa verdadeira natureza animal? Até que ponto merecemos a consideração da continuidade como espécie? Quando é que vamos saber dizer basta e permitir que nós, os nossos filhos e gerações vindoras se orgulhem da "grandeza" que nos é atribuida... pela capacidade pensante que tanto nos distingue?



Estas fotos foram tiradas por mim no Zoo de Lisboa. A de cima em 2011, e a de baixo em 2012. 






   


       

    







Sem comentários:

Enviar um comentário

AGRADECIMENTOS

Este Blog tem como finalidade a divulgação de uma mensagem que nos lembre a todos nós o quanto é possível fazer para defender seres que precisam da nossa protecção. Quer aceitemos quer não, somos os principais culpados por os animais sofrerem com o nosso comportamento.



Quero agradecer a todos aqueles que por razões diversas vejam fotos da sua autoria e ideias ou estudos dos quais as minhas investigações foram alvo e não se encontrem citados. Caso seja primordial essa referência para eventuais pessoas ou organizações que se sintam mais lesados desde já solicito essa indicação que de pronto farei as respectivas correcções que venham a ser solicitadas. Estes usos foram feitos sempre em nome de um alerta e de ajuda à divulgação de uma causa, por isso nunca com qualquer pretensão de apropriação, mas sim também para dar à mensagem mais consistência e valor nos temas visados.



Pesquisar neste blogue

O Último Reduto - "Nasci Para Ser Selvagem" Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens de temas por Nikada. Com tecnologia do Blogger.
Published By Gooyaabi Templates