Última Publicação:

PROMOVER AS ESPÉCIES AMEAÇADAS EM PORTUGAL - ÁGUIA-IMPERIAL-IBÉRICA

PROMOVER NA SOCIEDADE PORTUGUESA A DIVULGAÇÃO DE ESPÉCIES RARAS E EM PERIGO DE EXTINÇÃO NO NOSSO TERRITÓRIO – Artigo 1.


Eis, a Águia-Imperial Ibérica (Aquila adalberti, C.L. Brehm, 1861) 



Esta é a águia mais ameaçada da Europa. Espécie endémica do sudoeste da Península Ibérica. Existem hoje, ou pelo menos até aos últimos censos de 2013, pouco mais de 400 casais. Em Portugal encontravam-se registados somente 11 casais, porém, o seu crescimento tem sido acentuado nos últimos 3 anos de registos.

Classificada como uma espécie “Vulnerável” pelo UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza), é contudo; uma espécie assinalada com o estatuto de “Criticamente em Perigo” pelo Livro Vermelho dos Vertebrados em Portugal. Na década de 70 do século XX, esteve mesmo extinta no nosso país.

Foi durante algum tempo considerada uma subespécie da Águia Imperial-Oriental. Após estudos genéticos confirmou-se diferenciações do seu ADN, tal como na sua morfologia, a etologia desta espécie também ajudou a que a sua classificação fosse diferenciada das restantes.  É uma ave monogâmica. Não emigra, é sedentária e territorial. Com uma postura de cerca de 5 ovos, para eclodirem apenas 3 crias, infelizmente as condições adversas da sua sobrevivência faz com que geralmente somente 2 dos filhotes consigam atingir a idade juvenil.

A destruição do habitat é sempre uma das principais causas dos riscos das espécies, esta ave não foge a essa regra. As linhas aéreas de energia eléctrica são um dos grandes problemas na mortalidade espontânea em 50% deste tipo de aves (médio e grande porte), afectando sempre os mais juvenis. O envenenamento e a caça ilegal são outra das responsabilidades na diminuição trágica deste efectivos. Tal como a diminuição significativa das suas presas habituais que acabam por causar um desequilíbrio dos ecossistemas associados, que por sua vez podem fazer parte da sua dieta quando a cadeia alimentar sofre perturbações graves.

Alimenta-se fundamentalmente de coelhos (tal como o tão ameaçado Lince-Ibérico). Porém, a sua alimentação pode passar por lebres, pombos, outras pequenas aves, mesmo roedores, e quando a escassez é maior pode ter que se sujeitar a necrofilia, comendo outros cadáveres.
Majestosa. Tem uma envergadura de voo perto dos 2 metros de comprimento, podendo mesmo excedê-lo. Com uma altura até aos 80cm, pode pesar cerca de 2,7 a 2,8kg. Há registos de fêmeas com perto de 3,5kg, visto serem um pouco maiores que os machos. A coloração é de um castanho escuro acentuado por todo corpo, todavia, tem particularidades de tons marcadamente brancos nos ombros e na parte superior das asas, também a zona traseira da cabeça é clara quase branca.



Não é nada fácil observar estas aves. Em Portugal ainda mais difícil. Mesmo assim, sabemos que locais de sobreiros, azinheiras e recentemente incluem-se os eucaliptais, podem ser habitats perfeitos para podermos ter a experiência magnifica de ver estas aves na natureza. Ter em conta sempre a proximidade de locais abertos, semelhante a planícies por perto, para a localização de presas são cruciais. Entre Outubro e Fevereiro, são os meses mais favoráveis. No nosso território, zonas como: o Parque Natural do Tejo Internacional, região de Barrancos, e os prados de Castro Verde, constituem uma excelente referência. Em Espanha nas suas regiões autónomas, como é natural pela sua maior dispersão, as zonas de nidificação: Castela-Mancha, Castela-Leão, Andaluzia, Estremadura e a Comunidade de Madrid, são as grandes referências ibéricas.

Com tudo isto, tentando divulgar, a mensagem do quanto é importante envolvermo-nos e apoiarmos estas causas, não posso deixar de agradecer e que todos devemos conhecer e reconhecer o louvável trabalho feito pelo Grupo de Trabalho Ibérico da Águia-Imperial, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Como agradecer à EDP e à compreensão dos caçadores que têm ajudado e facilitado todo este trabalho de preservação e conservação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

AGRADECIMENTOS

Este Blog tem como finalidade a divulgação de uma mensagem que nos lembre a todos nós o quanto é possível fazer para defender seres que precisam da nossa protecção. Quer aceitemos quer não, somos os principais culpados por os animais sofrerem com o nosso comportamento.



Quero agradecer a todos aqueles que por razões diversas vejam fotos da sua autoria e ideias ou estudos dos quais as minhas investigações foram alvo e não se encontrem citados. Caso seja primordial essa referência para eventuais pessoas ou organizações que se sintam mais lesados desde já solicito essa indicação que de pronto farei as respectivas correcções que venham a ser solicitadas. Estes usos foram feitos sempre em nome de um alerta e de ajuda à divulgação de uma causa, por isso nunca com qualquer pretensão de apropriação, mas sim também para dar à mensagem mais consistência e valor nos temas visados.



Pesquisar neste blogue

O Último Reduto - "Nasci Para Ser Selvagem" Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens de temas por Nikada. Com tecnologia do Blogger.
Published By Gooyaabi Templates