Última Publicação:

QUANDO OS OLHOS FALAM!

THE EYES OF LIFE


A VIDA ATRAVÉS DO OLHAR...


Lince-eurasiático
 Este é um artigo sobre considerações ou deambulações naquilo que a vida selvagem e a natureza mais me preocupa.
Usei o olhar de várias espécies animais que fotografei, como suporte das ideias que aqui manifesto.

Órix-austral
Ádax
Órix-de-cimitarra

Acompanhando, estudando ou observando a vida selvagem e o impacto dela na natureza, como o faço há mais de 40 anos; é natural que os diversos factores que as influenciam me sejam caros em todas as suas amplitudes. Dada a impossibilidade de ter seguido uma carreira de biólogo, zoólogo ou naturalista, tenho dedicado o meu pequeno papel na defesa desta problemática procurando intervir enquanto conservacionista no diminuto espaço que alcanço. Seja através dos conhecimentos que vou constantemente adquirindo, seja pela forma de comunicação que consigo estabelecer entre interlocutores disponíveis e ouvintes.

Veado-da-Birmânia
Áxis
Palanca-negra
Não é fácil passar uma mensagem sobre algo que não rende o interesse próprio. Não é fácil sobrepor uma preocupação perante todos os dramas que se vivem hoje com as dificuldades de subsistência da vida humana. As tragédias, a vulnerabilidade do ser humano, perante os interesses políticos e económico-financeiros das sociedades e organizações que controlam a existência do Homem ocupam compreensivelmente, o pouco espaço disponível que cada um de nós tem.
Bisonte-americano
Porém, não posso deixar de fazer aquilo em que acredito! A luta que travo pelos valores que defendo não devem mudar, por circunstâncias igualmente importantes mas paralelas aos meus objectivos persistentes. É inaceitável o sofrimento e atrocidade desumana que o homem causa ao Homem, mas também não deixa de ser intolerável que associado a essa irracionalidade continuemos a deixar que os nossos actos destruam a vida de seres que não nos exigem nada senão o direito a existir nas mesmas condições do que é para nós um direito Constitucional.

Bongo
Ao ritmo com que o homem (com meios e poder) desmata o espaço ancestral da natureza e elimina continuamente o que depende dela, dentro de muito pouco tempo pouca beleza teremos para que as gerações posteriores à minha possam usufruir dessa magnitude que o Planeta nos proporcionou.
Ao ritmo com que vão desaparecendo espécies diariamente em permanentes impactos anuais, depressa o que vamos vendo nos programas dedicados à natureza e à vida selvagem se transformarão em arquivos históricos.

Aligator-americano
É preciso fazer mais! Apesar das muitas organizações e entidades que continuam arduamente a trabalhar em projectos de defesa e protecção da natureza, o alcance do seu trabalho não tem visibilidade suficiente. O algum destaque que vai surgindo na comunicação publica não projecta um alerta suficiente nem tem a dimensão necessária para tornar as temáticas reveladas num assunto de discussão nacional ou globalizado. O poder e os interesses do dinheiro não vêm dos votos nem dos apoios de todos aqueles que defendem a preservação do património natural... Isso é mais que óbvio!

Canguru-de-Bennett
Por isso, o que resta? Educação, formação, conhecimento, informação... até onde ela poder chegar!
Creio, profundamente, que o papel das entidades, todos elas, de que já falei antes (aquelas que defendem a conservação do património biológico que nos cerca, seja como e onde for) tem que ir mais longe, com maior ousadia, com maior audácia de fins e objectivos. Para que o impacto, a projecção, e consequentemente, a visibilidade se torne incontornável... é preciso que role e cresça como uma bola de neve sob uma avalanche. Não vejo outra forma imediata e mais mediática que a constituição de uma organização de associados numa hipotética Fundação ou Instituição Não Governamental que possa reunir todas as forças (sem excepção, sejam eles ou elas nacionais ou internacionais) que trabalham na defesa deste património que preocupa ainda tantos à nossa volta. 

Chita

Girafa-de-Angola

Hipopotamo-pigmeu
A Internet e a comunicação social são um bem universal e de liberdade de expressão que pode abrir as condições para desenvolver um trabalho pedagógico na transmissão de uma correcta e verdadeira mensagem, sem a tentação de sofismas associados. Numa autenticidade de uma cultura de preservação sem maniqueísmo de interesses privados.

Koala
Com associação de todos aqueles (colectivos e privados) num projecto comum de interesse universal à escala do Homem, estou convencido, que a reunião de tantos esforços resultaria numa realidade bem diferente do que aquela que temos hoje. Tecnologicamente, as limitações seriam diminutas. A logística não era impossível. As condições, certamente, reuniriam-se. A vontade, inevitavelmente, teria que ser genuína. 
As entidades oficiais já existentes, os parques temáticos e zoológicos, as organizações hoje em dia estruturadas... Poderiam ser determinantes. Não só pela revelação das situações onde ainda fracassam como naquilo que é de realçar nas suas vitórias e conquistas em resultado do seu trabalho e empenho. A consciência das suas limitações ou condicionantes aos "olhos" de todos poderia ser visto como um catalisador de vontades emergentes.


Macaco do Japão
Eu, enquanto individuo, transmiti com naturalidade aos meus filhos e tenciono continuar o mesmo trabalho com os meus netos, convencido, com sucesso: sobre o respeito, a consideração, o gosto, e a consciência na defesa dos animais e conservação da natureza. Tenho feito através da mesma atitude, o mesmo com aqueles que mais perto de mim estão. Enquanto responsável por este "site" procuro atingir o mesmo objectivo. Com os projectos pessoais futuros; a mesma temática estará com certeza envolvida.

Orangutango de Sumatra
Lémure-preto-e-branco-de-colar
Acredito naturalmente, se a esta escala é possível fazer qualquer coisa, se à escala das entidades há sempre resultados que aparecem... Como pode deixar de ser possível a uma dimensão maior alcançar outros patamares e outros resultados?

Grou-coroado-de-pescoço-cinzento

Cada olhar que acabamos de ver aqui, representa vida! Vida legitima! Vida condigna! Vida de direitos.


Aquilo que queremos para a nossa qualidade de vida, tem de ser na mesma proporcionalidade e equivalência aquilo que desejamos aos outros e às outras formas de vida. Esta deveria ser a mais autêntica e pura máxima de uma filosofia verdadeiramente... Humanista.

Retóricas e demagogias existencialistas são o espelho do mundo que todos os dias nos entra em casa, no trabalho e na vida que aceitamos...


Tigre-da-Sibéria
Tigre Branco
Para finalizar este conjunto de ideias, penso que temos (e quando digo temos refiro-me ao colectivo de agentes interessados em dinamizar as acções de preservação e conservação) o dever de ajudar e promover as iniciativas já hoje tomadas em Portugal com o objectivo da protecção de espécies ou sustentação de habitats e sua biodiversidade.
São já muitos os programas em que Portugal está envolvido. Talvez perto de duas centenas ou mais mesmo.
Leão africano
Só por parte do Jardim Zoológico de Lisboa contam-se mais de centena e meia de acções repartidas entre: EEPs (Programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas); ESB – European Studbook (Livro de Estudo e Registos Europeu); ISB – Internacional Studbook (Livro de Estudo e Registos Internacional. Todos ao abrigo da orientação da WAZA (World Association of Zoos and Aquariums) e da EAZA (European Association of Zoos and Aquariums). Tendo em conta, que em alguns destes casos o Zoo de Lisboa é também coordenador do estudo.

Okapi

Mas não é só o Zoo de Lisboa. Outros parques temáticos ou zoológicos têm iguais responsabilidades. Seja o Badoca Safari Park, o Zoo de Santo Inácio, o Zoo de Lagos, o Zoomarine, ou o Oceanário de Lisboa. Parques zoológicos que têm servido de reserva natural aos excedentes dos principais zoos são fundamentais como acontece com o Zoo da Maia ou o Monte Selvagem. Tal como são importantes os papéis educativos que as diversas Quintas Pedagógicas podem ter junto das populações; seja em Braga, Lisboa, Porto ou Santarém. Este trabalho deverá englobar o histórico papel que teve e terá certamente o Aquário Vasco da Gama. O extraordinário trabalho do CNRLI (Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico) de Silves tem poucos paralelos de sucesso a nível mundial. A importância de projectos como o Projecto LIFE – Natureza, que envolve a reintrodução do Lince Ibérico e do Abutre-Negro ou o Projecto LIFE – MarPro, que se divide entre seguimentos de espécies de cetáceos e aves marinhas; são cruciais para a conservação e preservação das espécies. Como não nos devermos esquecer do trabalho magnífico desempenhado pelos centros de recuperação de animais selvagens ou silvestres como: RIAS (Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens), LxCRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa) ou o núcleo de Centros de Recuperação de Animais Selvagens da QUERCOS, para além dos diversos centros do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e Florestas); em Albufeira, Avintes, Castelo Branco, Évora, Gerês, Gouveia, Mafra, Olhão, Quiaios, S. Jacinto, Vila Nova de Santo André, Vila Real ou Vilar. Por fim, e não menos importantes, os Grupos Associados que desenvolvem a sua actividade usando a divulgação da mesma através de sites ou das redes sociais e que tenho como a minha maior referência o Projecto Lynx. As empresas que hoje operam na Observação de Cetáceos ou de Aves, também interferem na qualidade educativa e na formação do individuo. Os Fotógrafos da Vida Selvagem e os Responsáveis pela produção e realização de Documentários sobre Natureza não podem de forma nenhuma serem deixados à margem deste trabalho global. Organizações como a própria WWF (World Wildlife Foundation) ou a NGS (National Geographic Society) estão no campo, incluindo em Portugal. Finalmente; deixo para último, aquela Gente Anónima como eu, que se dedica com paixão e resiliência à defesa conservacionista das espécies e dos habitats naturais.
Rinoceronte indiano

Suricata
É perante este quadro de referências que coloco a questão maior das considerações que aqui deixo:

Será que é assim tão difícil unir e juntar os esforços de todas estas Entidades? 
Pinguim-do-Cabo


Claramente, eu vou tentar fazê-lo a meu jeito… Mas seria mais natural que a vontade fosse unívoca!


   

Panda vermelho






Sem comentários:

Enviar um comentário

AGRADECIMENTOS

Este Blog tem como finalidade a divulgação de uma mensagem que nos lembre a todos nós o quanto é possível fazer para defender seres que precisam da nossa protecção. Quer aceitemos quer não, somos os principais culpados por os animais sofrerem com o nosso comportamento.



Quero agradecer a todos aqueles que por razões diversas vejam fotos da sua autoria e ideias ou estudos dos quais as minhas investigações foram alvo e não se encontrem citados. Caso seja primordial essa referência para eventuais pessoas ou organizações que se sintam mais lesados desde já solicito essa indicação que de pronto farei as respectivas correcções que venham a ser solicitadas. Estes usos foram feitos sempre em nome de um alerta e de ajuda à divulgação de uma causa, por isso nunca com qualquer pretensão de apropriação, mas sim também para dar à mensagem mais consistência e valor nos temas visados.



Pesquisar neste blogue

O Último Reduto - "Nasci Para Ser Selvagem" Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens de temas por Nikada. Com tecnologia do Blogger.
Published By Gooyaabi Templates