"O SOM DE UMA SALA COM A VOZ DA NATUREZA"
O Mundo Natural… Este é um tema que me vem apaixonando ao longo de muitos anos, diria mesmo, várias décadas. Se o meu envolvimento e a minha dedicação à vida animal têm ocupado grande parte da minha vida; a conservação da natureza e da vida selvagem, a sua preservação, o respeito e a responsabilidade pela sua existência foi-se cultivando dentro de mim como uma tarefa pessoal a qual me vinculei para sempre.
Senti que, mesmo perante o condicionalismo de não poder intervir no terreno até hoje como gostaria, podia, contudo, contribuir e expor a minha posição na protecção ambiental do Planeta e na defesa da vida de seres que precisam urgentemente, da rápida intervenção dos homens… quer dizer, de todos os seres humanos que se preocupam com vida em seu redor e com o direito universal que todos os seres vivos têm a uma existência condigna e respeitada nos seus mais elementares e fundamentais direitos.
Tudo o que vou observando, tudo aquilo que me apercebo, o que recolho como informação, os dados que manuseio de forma constante, no fundo, tudo o que aprendo diariamente… ajuda-me a entender o imenso que é preciso fazer, para que possamos conservar a vida selvagem e a própria natureza como um legado futuro para a sobrevivência da vida na Terra (inclusivo, da própria humanidade). Talvez seja esta, mesmo, a maior herança épica a deixar aos nossos filhos e netos ou gerações futuras.
Este trabalho, em que investi parte significativa de 2018, e que pretende evocar factores relevantes, levantar discussões essenciais, aprofundar o conhecimento geral, divulgar um pensamento conservacionista e partilhar as preocupações da nossa consciência realçando toda a questão ambiental da Terra, também tem como objectivo, funcionar como destaque comportamental do que pode ser o nosso lado humanitário, cultural, educativo, pedagógico e cientifico… e lembrar, que é a todos nós que nos compete mostrar de como é feita a dimensão da grandeza humana ao proteger uma das faces da vida na Terra: a Natureza Selvagem (na sua fauna e flora); e que, na maioria das vezes, é relegada consciente e intencionalmente, para planos bastante secundarizados, sobretudo, a coberto de movimentações politico-financeiras e interesses socioeconómicos, de quem tem responsabilidades governamentais e oficiais acrescidas na sustentabilidade de um mundo mais equilibrado na estrutura de recursos vitais e na sua orgânica natural…
A planificação de um projecto como a:
“Conservação e Preservação do Planeta Vivo”,
é o culminar de um dos grandes objectivos de uma vida; talvez o resultado de uma importante parte da essência de algo a que chamo: a minha filosofia de vida.
Transmitir uma consciência visionária, de modo estruturado, atractivo e dinâmico, das actuais condições de sustentabilidade do mundo do qual todos dependemos para viver, e sem pretender fazer disto um vulgar programa de acção formativa, é o que procuro disponibilizar a todos os interessados… fundamentalmente, através da elaboração de um conjunto de sessões de consciencialização e de esclarecimentos sobre aquelas que são as problemáticas mais transversais que envolvem hoje os maiores riscos e desequilíbrios do meio ambiente e da sua biodiversidade.
Dada a importância desta temática cada vez mais emergente, é possível dispormos de um leque estimulante de acções pedagógicas e educativas, que se podem traduzir, desde um programa completo com uma ampla abordagem sobre a conservação e preservação da natureza, até a sessões temáticas distintas e mais direcionadas, ou ainda como alternativa, a concretização de sessões de workshop e palestras focadas nos grandes temas globais e em questões específicas da conservação da natureza.
Este Programa inserido nas grandes preocupações ambientais e ecológicas do conservacionismo, irá permitir que em conjunto possamos abrir uma discussão alargada ao conhecimento geral destes conteúdos. Por isso, a difusão de uma mensagem com este tipo de contexto, deveria ou deve estender-se a um colectivo social, a populações diversas nas mais diferentes áreas de uma sociedade. Penso que, com vontade e resiliência existem mais-valias imediatas e benefícios ao longo do tempo para as escolas, as entidades académicas, as colectividades, as edilidades governativas, as instituições, e as empresas que podem ser palco destas sessões; num conjunto de palestras que gostaria de ver abertas ao confronto daquilo que é a nossa consciencialização e expostas ao debate de ideias.
Este é o desafio que lanço e proponho a todos os que lerem este artigo e que de alguma forma, possam decidir ou articular uma iniciativa destas.
Caso seja este o interesse… estou ao vosso dispor, para uma breve conversa, num espaço qualquer da vossa agenda.
Por uma questão de privacidade ou confidencialidade daqueles interessados em conhecer mais detalhes sobre este projecto global ou as suas diversas sessões, aqui fica o email de contacto: mecafilme.wildlife.research@gmail.com
Órix-de-cimitarra - Oryx dammah (Cretzschmar, 1826) / EW - Extinto na Natureza |
Sem comentários:
Enviar um comentário