Última Publicação:

WISDOM, A MAIS VELHA AVE REPRODUTORA DO HEMISFÉRIO NORTE

WISDOM, A ALBATROZ

WISDOM
Quando li a notícia, fiquei de imediato fascinado pela longevidade desta ave em liberdade, depois mais encantado fiquei com a longa fertilidade que esta ave tem conseguido produzir durante décadas, por fim; leva-me a uma memória que me impressionou bastante há mais de quarenta anos, quando vi uma destas aves morta num caixote de lixo de uma praia… nunca mais esqueci!

Wisdom, à esquerda em Novembro de 2016
Wisdom é uma fêmea de Albatroz-de-laysan, hoje com provavelmente, quase 67 anos. Nidificante no Atol de Midway no Hawai (com pouco mais de 6 km2 e a cerca de 1.900 km de nordeste de Honolulu), onde se juntam perto de 950.000 Albatrozes, na maior colónia de albatrozes do mundo, com 70% da população desta espécie e partilhado por cerca de 40% da população de Albatrozes-de-patas-pretas. Isto equivale a qualquer coisa como 470.000 ninhos, quase meio milhão. As ilhas havaianas são o principal habitat destas aves.

Os Albatrozes são aves de grande envergadura quando os vemos a voar. Esta espécie a que pertence Wisdom, tem cerca de 80 cm de comprimento e pode alcançar mais de 2 metros de envergadura de asas. Um macho pesa entre 2,5 kg e os 4 kg enquanto a fêmea fica entre os 2 kg e pouco mais de 3,5 kg. A grande particularidade estas aves, é o tempo que passam no alto mar; mais de 90% do ano… vindo a terra apenas para nidificar, volta do final de Outubro. Esta espécie distingue-se bem das suas congéneres; através das costas e parte superior das asas cinzentas escuras, com a parte inferior do corpo, cabeça e pescoço, tal como as patas de um branco magnifico. Ao contrário do Albatroz-de-patas-negras, que possui grande parte do corpo num cinzento-escuro; com uma especial característica a nível das patas e do bico onde a cor escura é ainda mais acentuada, só exibindo algum branco na base do bico e pequena mancha de baixo dos olhos. Já o Albatroz-de-cauda-curta e também conhecido por Albatroz-de-steller, mais raro e que esteve quase extinto, identifica-se pelo bico cor-de-rosa e com extremidade azulada, asas mais negras e uma cabeça de tom amarelado, com uma envergadura maior que pode alcançar quase 2,40 de asas e 90 cm de comprimento, pesando até 4 a 4,5 kg, nidificando em Torishima e Minami-kojima no Japão, podendo usar ainda a costa californiana nos E.U. como local de passagem.

Wisdom à esquerda com Akeakamai, o companheiro
Algumas das curiosidades destas aves, passam pelas longas cortes nupciais com cerca de 25 movimentos de cortejamento que partilham entre eles. São aves que acasalam para sempre quando isso lhes é permitido. A postura é geralmente de um único ovo branco, por vezes pintalgado. Com uma incubação que dura entre 62 a 65/66 dias. Os pintos levam aproximadamente uns 160 dias a ganharem as penas finais, mantendo durante este processo a cor acinzentada espalhada por todo o corpo. Com uma dedicação dos progenitores que ronda os 7 meses até que a cria se torne independente. Mas também nos surpreendem numa característica muito especial: um em cada 3 casais é composto por um casal de fêmeas, que curiosamente chocam com grande facilidade ovos fertilizados por algum macho, ou quando os ovos não fertilizados são substituídos pelas equipas de conservação, por ovos fertilizados em ninhos abandonados e em locais onde as posturas são mais difíceis de manter, mantendo assim um bom índice na conservação da espécie.

Wisdom incubando o ovo em 2016
Voltando a Wisdom, esta fêmea voltou de novo no final do ano passado ao seu ninho habitual, para uma nova postura bem sucedida… com 66 anos. O seu companheiro Akeakamai (amante de sabedoria, em havaiano), depois de regressar do mar, vai se revezando com ela na incubação, enquanto um e o outro alternadamente procuram alimento (a alimentação passa muito por lulas, polvos e outros moluscos como alguns crustáceos, mas também peixes sempre que é oportuno). A notícia de que Wisdom havia voltado motivou uma profunda alegria entre a equipa de conservacionista de vida selvagem destas ilhas, e que acompanham esta ave há muito tempo. Wisdom (sabedoria, em havaiano) foi identificada pela primeira vez em 1955, foi anilhada em 1956 (a célebre anilha vermelha na pata direita número Z333). Teria nessa altura (ainda que incerto) uns 4 ou 5 anos, isto porque era evidente uma postura recente, o que revelava a sua maturidade sexual (que se dá entre os 5 e os 7 anos).
Wisdom com a cria de 2016
Depois disso, calcula-se com base nos registos catalogados que Wisdom, tenha tido uns 35 a 40 filhotes durante estes anos todos. Sabe-se que desde 2006, já com a pródiga idade de 55 anos, que Wisdom foi mãe de 8 crias.
Quem sabe, se estamos perante a ave reprodutora mais velho do mundo!... 

Wisdom com a cria de 2016, Kukini (Mensageiro em havaiano)
Os albatrozes nem sempre nidificam todos os anos; podem tirar períodos apenas para cuidarem de si, das penas ou simplesmente descansarem. São aves com uma capacidade de voo impressionante; onde os dados científicos nos dizem que esta ave terá já percorrido mais de 3 milhões de quilómetros.    
Habitantes do pacifico norte, os albatrozes estão classificados cientificamente como:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Procellariiformes
Família: Diomedeidae
Género: Phoebastria
Espécies:
(Albatroz-de-laysan)
Phoebastria immutabilis /1893, NT-Quase Ameaçada
(Albatroz-de-patas-negras)
Phoebastria nigripes /1839, EN-Em Perigo
(Albatroz-de-steller)
Phoebastria albatrus /1769, VU-Vulnerável
(Albatroz-das-galápagos)
Phoebastria irrorata /1883, CR-Em perigo Crítico

PREOCUPANTE É O FACTO, DESTAS 4 ESPÉCIES, TODAS ELAS, CORREM RISCOS DE CONSERVAÇÃO...

Sem comentários:

Enviar um comentário

AGRADECIMENTOS

Este Blog tem como finalidade a divulgação de uma mensagem que nos lembre a todos nós o quanto é possível fazer para defender seres que precisam da nossa protecção. Quer aceitemos quer não, somos os principais culpados por os animais sofrerem com o nosso comportamento.



Quero agradecer a todos aqueles que por razões diversas vejam fotos da sua autoria e ideias ou estudos dos quais as minhas investigações foram alvo e não se encontrem citados. Caso seja primordial essa referência para eventuais pessoas ou organizações que se sintam mais lesados desde já solicito essa indicação que de pronto farei as respectivas correcções que venham a ser solicitadas. Estes usos foram feitos sempre em nome de um alerta e de ajuda à divulgação de uma causa, por isso nunca com qualquer pretensão de apropriação, mas sim também para dar à mensagem mais consistência e valor nos temas visados.



Pesquisar neste blogue

O Último Reduto - "Nasci Para Ser Selvagem" Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens de temas por Nikada. Com tecnologia do Blogger.
Published By Gooyaabi Templates