Última Publicação:

MATÁMOS O TILACINO! O LOBO-DA-TASMÂNIA.

A EXTINÇÃO DO LOBO-DA-TASMÂNIA


WE KILLED THE THYLACINE



Este magnifico animal, é um Tilacino/Thylacinus cynocephalus, 1808  (lobo-da-tasmânia ou tigre-da-tasmânia). Encontra-se classificado pela Lista Vermelha do IUCN, como Extinto. Esta criatura tão especial, habitante da ilha da Tasmânia, terá tido o seu fim devido, eventualmente, a uma série de factores, entre eles e como uma das grandes causas a caça que o Homem lhe moveu. O último exemplar morreu a 7 de Setembro de 1936 no Jardim Zoológico de Hobart. Chamava-se Benjamim, o mesmo que vemos nestas fotos.
Era o maior marsupial carnívoro da terra. Sendo um Canideo, da família Canidae, é próximo do cão, apesar de uma fisionomia semelhante ao lobo não tinha com a espécie uma relação de parentesco, mas tinha sim algumas caracteristicas próximas da raposa-vermelha. Era um animal de pelo curto, cauda fina e comprida, com uma pelagem entre o amarelo acastanhado e o castanho escuro e com a particularidade de possuir riscas do dorso até ao fim da cauda, o que lhe dava um aspecto visual semelhante ao do tigre ... por isso também a designação de tigre-da-tasmânia. Tinha cerca de 100/130 cm de comprimento e mais ou menos 60 cm de altura, poderia pesar até 30 kg. Marsupial, porque a fêmea possuia uma bolsa de 4 tetas, concretamente, na parte traseira do corpo. Outra das particulariedades significativa desta espécie era a sua boca, que poderia extender-se numa abertura de 120º, como podemos ver numa destas imagens. Eram mandibulas poderosas com 46 dentes afiados. Infelizmente, toda esta  visão desapareceu... enfim, é uma das maiores perdas do século XX. Olhando para esta criatura tão particular e pensando na forma trágica como se deu o seu fim... é tempo de pensarmos qual é o nosso papel na continuidade da existência ou da subsistência do nosso mundo e de todas as criaturas que nele habitam!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

AGRADECIMENTOS

Este Blog tem como finalidade a divulgação de uma mensagem que nos lembre a todos nós o quanto é possível fazer para defender seres que precisam da nossa protecção. Quer aceitemos quer não, somos os principais culpados por os animais sofrerem com o nosso comportamento.



Quero agradecer a todos aqueles que por razões diversas vejam fotos da sua autoria e ideias ou estudos dos quais as minhas investigações foram alvo e não se encontrem citados. Caso seja primordial essa referência para eventuais pessoas ou organizações que se sintam mais lesados desde já solicito essa indicação que de pronto farei as respectivas correcções que venham a ser solicitadas. Estes usos foram feitos sempre em nome de um alerta e de ajuda à divulgação de uma causa, por isso nunca com qualquer pretensão de apropriação, mas sim também para dar à mensagem mais consistência e valor nos temas visados.



Pesquisar neste blogue

O Último Reduto - "Nasci Para Ser Selvagem" Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens de temas por Nikada. Com tecnologia do Blogger.
Published By Gooyaabi Templates